quarta-feira, 28 de março de 2012

proposta I - recolha fotográfica

Ensaio teórico
De entre as várias fotografias que recolhi nas quais era patente a presença de determinados elementos básicos, esta é aquela em que esta é mais evidente e mais completa. Sendo que "para analisar e compreender a estrutura total de uma linguagem visual, é conveniente concentrar-se nos elementos visuais individuais, um por um, para um conhecimento mais aprofundado de suas qualidades específicas" (Dondis 1991:51), esta análise permitir-me-á compreender toda a imagem e espaço representado.

A foto foi tirada numa rua de trânsito fechado (excepto a veículos comerciais), revelando um pormenor na calçada. Constituída por dois planos, esta foto permite perceber a função principial da via - o plano de cor cinzenta destinada principalmente para peões - assim como alertar para uma função secundária - o plano de cor azul que permite que se perceba que naquela via também transitam veículos, servindo assim de alerta para os peões.

A foto permite-nos também ter uma ligeira percepção da textura dos dois meios. Através das variações de tons dos dois planos, percebos que a pedra que os constitui não é lisa, plana, mas sim rugosa e áspera, sendo que assim garante a existência de atrito, condição essencial para que as pessoas possam circular sobre si. Note-se que além disso, no plano azul, as múltiplas linhas deixam perceber a colocação de diferentes pedras que combinadas vão ter um atrito ainda maior, para a mais segura circulação de veículos.

As várias linhas que constroem a figura permitem-nos perceber a relação das peças na constituição da via pública. Formando, formas geométricas, representam o local onde duas delas se juntam. A imagem está assim repleta de linhas e formas geométricas: quadrados e rectângulos.

A imagem está ainda repleta de pontos. Segundo Armin Hoffman (1965), todas as figuras planas com centro percebidas como fechadas podem ser descritas como "em forma de ponto". Além disso, defende ainda que mesmo que um ponto se expanda continua a ser um ponto, independentemente das suas dimensões. Assim, por um lado, a variação de tons na pedra cinzenta pode ser decomposta em vários pontos de pequenas dimensões. Por outro, são bem evidentes os pontos mais largos que servem, provavelmente, para escoamento de águas.

Concluindo, pela análise desta imagem pude verificar a omnipresença dos elementos básicos, como unidade mais elementar de qualquer composição visual.













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